SOUNDPAINTING

Instrutora: Marina Mapurunga e grupo SONatório

Faixa etária: A partir de 12 anos.

Carga horária: 8h.

Número de vagas: 35 vagas. 

Conteúdo Programático: Histórico do soundpainting; Sinais do soundpainting (Quem?, o quê?, Como? E suas variações); Alongamento; Experimentos e criação de pallets; Execução em grupo de variadas performances de soundpainting.

Inscrições: 24/04 a 30/04 (Até às 12h) - Oficina gratuita.

Data: 03 e 04 de maio.

Horário: 13h às 17h.

Local: Centro Cultural

Objetivo Geral: O Soundpainting é uma linguagem de gestos universal e multidisciplinar voltada à composição ao vivo. Esta foi criada pelo músico norte-americano Walter Thompson na cidade de Woodstock em 1974. Nesta oficina, nosso foco será os gestos básicos para composição sonora. O objetivo desta oficina além de apresentar aos participantes esta linguagem e alguns de seus gestos, será também a criação de composições sonoras, com o uso da voz, do som corporal e de instrumentos/objetos sonoros. Como resultado da oficina todos os envolvidos, tanto instrutores como alunos, farão parte da apresentação de encerramento do festival.

Obs.: Os participantes da oficina não precisam ter conhecimento de teoria musical. Quem quiser, pode levar instrumento musical e/ou objetos sonoros para a oficina, mas não é obrigatório.

Pré-requisitos: Não há pré-requisitos necessários.

*Serão emitidos certificados para os participantes.

MARINA MAPURUNGA

Artista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual (como diretora de som, técnica de som direto, editora de som e compositora musical), da arte sonora e da música. Professora de som dos cursos de Cinema e Audiovisual e Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenadora e fundadora do Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora -Sonatório, projeto de extensão da UFRB, e da OLapSo (Orquestra de Laptop UFRB). Doutoranda em Música (Sonologia) pela Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Comunicação (Estudos de Cinema e Audiovisual)  pela Universidade Federal Fluminense (UFF); especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Música para Cinema e TV pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM), graduada em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Realizadora Audiovisual, formada pela Escola Publica de Audiovisual de Fortaleza Vila das Artes. 

Em 2010, iniciou o projeto de experimentação sonora, Sensvs. Em 2011, entrou no projeto de residência artística Conexôes Estéticas (ICA/UFC), com a Instalação Sonora, Opus X para teclado de objetos sonoros, o qual foi instalado no Centro Cultural Banco do Nordeste, no final de 2012, em Fortaleza. Iniciou seus estudos musicais em 1998, como violinista na Orquestra de Cordas do SESI/UFC sob a orientação do maestro Vazquen Fermanian. De 2003 a 2012, foi cantora e violinista no grupo musical Desidéria. Seu último projeto, AnimuLa, nasceu da vontade de experimentar novos sons e tratar a música como música expandida, utilizando cenografias sonoras em suas composições. Membro do Coletivo Xaréu e da OLapSo (Orquestra de Laptop Sonatório – UFRB).

2019. dois4dois filmes

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram