REGULAMENTO – FESTIVAL MIMOSO DE CINEMA

1.      APRESENTAÇÃO

O Festival Mimoso de Cinema será realizado em sua primeira edição na cidade de Luís Eduardo Magalhães, extremo oeste do estado da Bahia, entre os dias 02 e 06 de maio de 2018, composto por duas mostras competitivas: “Mostra Bahia” e “Mostra Brasil”. As exibições acontecerão a noite, em praça pública, no bairro Santa Cruz, de forma gratuita. O festival se caracteriza ainda, por promover atividades formativas, estimulando o surgimento de novos olhares e pensamentos com o cinema e audiovisual na região, pertencimento e memória junto da comunidade local e discussão de temas pertinentes a questões sociais e ambientais, que afetam as relações dos moradores na localidade.

2.      REALIZAÇÃO

O Festival Mimoso de Cinema é uma realização da Dois4Dois Filmes e do Coletivo de Experimentação e Pesquisa em Arte e Cultura (CEPAC).

3.      OBJETIVOS

3.1  A realização do festival se caracteriza pela descentralização da distribuição da produção audiovisual nacional e regional, atividades formativas, ações cineclubistas e de cinema e educação.

3.2  Exibição de mostras de cinema com caráter competitivo e não competitivo para curtas metragens nacionais.

4.      MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS

4.1  Mostra Competitiva Bahia

Filmes realizados no estado da Bahia, de realizadoras(es) baianas(os) ou companhias produtoras radicadas no estado. Irão compor essa mostra os filmes inscritos nos prazos estabelecidos pelo festival e selecionados pela comissão de curadoria da mostra competitiva Bahia.

4.2  Mostra Competitiva Brasil

Filmes realizados em todo o território nacional. Irão compor essa mostra os filmes inscritos nos prazos estabelecidos pelo festival e selecionados pela comissão de curadoria da mostra competitiva Brasil.

5.      INSCRIÇÕES

5.1  As inscrições serão feitas completamente online, gratuitamente, através do site www.festivalmimoso.com.br durante o período de 08 a 31 de janeiro.

5.2  As realizadoras e realizadores deverão disponibilizar o acesso aos filmes através das plataformas Vimeo ou Youtube, de maneira fechada ao acesso público. E fornecer na ficha de inscrição o link com senha, quando houver, ou não listado na plataforma de exibição.

5.3  A organização do festival não se responsabiliza por links ou senhas que não possibilitem o acesso ao filme, ficando a cargo das realizadoras e realizadores garantir o envio correto dessas informações.

5.4  Serão aceitos curtas metragens brasileiros de qualquer gênero (documentário, ficção, animação, experimental, híbridos, etc).

5.5  Serão aceitos curtas metragens finalizados a partir de janeiro de 2016.

5.6  Entende-se por curta metragem, filmes com duração máxima de 30 minutos, incluindo os créditos.

5.7  Os filmes que não se encaixam no item 4.1 (Mostra Competitiva Bahia) deverão se inscrever na Mostra Competitiva Brasil.

5.8  Os filmes que se encaixam no item 4.1 (Mostra Competitiva Bahia) poderão se inscrever também na Mostra Competitiva Brasil, se for de interesse da realizadora ou realizador.

5.9  As realizadoras ou realizadores podem inscrever quaisquer quantidades de filmes, desde que respeitem os itens anteriores e inscrevam um curta metragem por vez.

5.10  As realizadoras ou realizadores podem escolher, no ato da inscrição, autorizar seu filme a compor o acervo do Cineclube Mimoso, para futuras exibições em sessões ou atividades cineclubistas.

5.11  Não serão aceitas peças publicitárias ou vídeos institucionais.

5.12  O ato de inscrição implica na declaração de autoria do curta metragem, assim como a posse de seus direitos autorais.

5.13  A organização do festival pode prorrogar o período de inscrições, antes do encerramento do mesmo, caso julgar necessário. Divulgando amplamente em seus canais de comunicação as novas datas.

6.      SELEÇÃO

Serão designadas pela organização do festival equipes de curadoria para a seleção dos curtas metragens inscritos.

7.      DIVULGAÇÃO

7.1  A organização do festival divulgará primeiramente por e-mail, das realizadoras e realizadores inscritos, os filmes selecionados para compor as mostras competitivas.

7.2  A organização do festival divulgará amplamente em seus canais de comunicação (site e redes sociais) os filmes selecionados, até 30 dias antes do início do evento.

7.3  A organização do festival solicitará via e-mail, materiais de divulgação dos filmes selecionados, tais como sinopse, fotos still, trechos, cartazes, entre outros.

8.      MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS DE CURTAS

8.1  Os filmes não selecionados para as mostras competitivas poderão compor mostras especiais não competitivas que farão parte da programação oficial do festival.

8.2  O festival poderá convidar filmes não inscritos para compor mostras não competitivas/especiais, que podem ser criadas ou não pela comissão de curadoria oficial.

9.      EXIBIÇÃO

9.1  Os filmes selecionados para compor as mostras competitivas e não competitivas devem enviar suas cópias em formato digital (H.264) através de plataformas como Dropbox, WeTransfer ou Google Drive.

9.2  O envio dos filmes deverá ser realizado em datas estipuladas pela organização do festival (comunicado via e-mail) pelas realizadoras ou realizadores que tiverem filmes selecionados para mostras competitivas ou não competitivas.

10.  PREMIAÇÃO

10.1   A premiação acontecerá no último dia do festival, 06 de maio de 2018, durante a cerimônia de encerramento.

10.2   Será designado pela organização do festival uma comissão de júri para as mostras competitivas.

10.3   Os filmes que compõem as mostras competitivas estão concorrendo as premiações que serão atribuídas pelo júri oficial.

10.4   A comissão de júri terá total autonomia para escolha dos premiados.

10.5   Haverá premiação de melhor filme através de júri popular para a mostra competitiva Bahia e também para a mostra competitiva Brasil.

10.6   Será concedido o Troféu Caliandra para os vencedores em diferentes categorias de premiação das mostras competitivas e também para a premiação de júri popular.

10.7   Todas as categorias de premiação serão divulgadas em data próxima a realização do evento.

10.8   Não haverá premiação em dinheiro.

11.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

11.1   Ao realizar a inscrição de um curta metragem no Festival Mimoso de Cinema entende-se a aceitação e cumprimento de todos os termos e condições estabelecidos nesse regulamento, por parte da(o) responsável pela inscrição.

11.2   Os casos omissos ou não previstos nesse regulamento serão decididos pela organização do Festival Mimoso de Cinema.

 

 

Festival Mimoso de Cinema

Janeiro/2018

 

realização

2019. dois4dois filmes

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram